CEAD - Centro de Educação Aberta e a Distância
Permanent URI for this community
Browse
Browsing CEAD - Centro de Educação Aberta e a Distância by Subject "Ação pedagógica"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
Item Abordagens atuais do programa etnomatemática : delineando um caminho para a ação pedagógica.(2006) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkApresentamos, neste artigo, as abordagens atuais para o programa etnomatemática, fundamentadas em estudos direcionados à perspectiva antropológico-etnográfica e à ação pedagógica. No contexto atual, existe uma grande necessidade de que o programa etnomatemática seja identificado como um programa que busca as práticas de ensino-aprendizagem em matemática, as quais estão direcionadas à ação pedagógica. Acreditamos que o grande desafio para os pesquisadores é elaborar estudos e práticas pedagógicas que estejam de acordo com os objetivos filosófico-teóricos deste programa. Assim, delineamos uma proposta curricular baseada no trivium literacia, materacia e tecnoracia, que permite desenvolver atividades escolares alicerçadas na perspectiva etnomatemática.Item Tendências atuais da etnomatemática como um programa : rumo à ação pedagógica.(2005) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkA maioria das investigações em etnomatemática tem demonstrado que existem várias formas culturais de matemática diferentes da matemática dominante. Atualmente, a maioria das pesquisas em etnomatemática está voltada para um estudo etnográfico ou antropólogico dos grupos culturais. Por outro lado, existe uma grande necessidade de que o Programa Etnomatemática seja identificado como um programa que busca as práticas de ensino-aprendizagem direcionadas à ação pedagógica. O grande desafio para os pesquisadores em etnomatemática é elaborar estudos e práticas pedagógicas que estejam de acordo com os objetivos filosófico-teóricos deste programa.