CEAD - Centro de Educação Aberta e a Distância
Permanent URI for this community
Browse
Browsing CEAD - Centro de Educação Aberta e a Distância by Subject "Alfabetização"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
Item Alfabetizar letrando : uma experiência de sucesso por meio dos textos literários.(2016) Corrêa, Hércules Tolêdo; Magalhães, Rosângela MárciaUma das grandes preocupações que surge a partir da implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos diz respeito aos processos de alfabetização e letramento. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar e ampliar o diálogo sobre o que muda efetivamente na prática pedagógica e na sala de aula quando se passa a falar em “alfabetizar letrando”. Nossos referenciais teóricos basearam-se nos estudos sobre alfabetização e letramento(s), fundamentados e desenvolvidos por pesquisadores da área. Também nos fundamentamos nos estudos consecutivos ao desenvolvimento das diferentes formas de letramento, como o conceito de letramento literário. A presente investigação é resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se o estudo de caso como procedimento e foi realizada em uma escola pública do município de Ouro Preto - MG. Metodologicamente, este estudo desenvolveu-se por meio da observação da sala de aula de uma turma de seis anos e de entrevistas semiestruturadas realizadas com a professora participante, seis pais e seis alunos da turma pesquisada. Analisamos alguns projetos de trabalho com a literatura, dentre eles a “Semana na Biblioteca”, desenvolvidos com os alunos da turma pesquisada, que possuem como objetivo principal incentivar a leitura literária, proporcionando às crianças a vivência de situações de letramentos por meio da abordagem de diferentes manifestações. Os resultados apontam para práticas situadas de letramento literário que consistem o eixo do alfabetizar letrando na turma observada, formando uma comunidade de leitores ativos e autônomos, a partir de uma “escolarização adequada” da literatura.Item Literatura e alfabetização : impasses e possibilidades.(2015) Paiva, Aparecida; Corrêa, Hércules TolêdoO objetivo deste artigo é descrever e analisar algumas implicações para a produção literária para a criança no contexto da atual política de alfabetização “na idade certa”. Para tanto, procuramos contextualizar, ainda que rapidamente, as políticas públicas de incentivo à leitura para, em seguida, mostrar como se dá o processo dos programas de aquisição de livros do PNBE e do PNLD/PNAIC. Esse corpus é resultado da primeira seleção específica para essa política e é possível reconhecer nele um potencial de generalização para as discussões e problematizações que se quer travar aqui. Nosso fecho para este texto anuncia desdobramentos possíveis para o tratamento da temática abordada.