PPGAC - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
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Browsing PPGAC - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas by Subject "Arte - aspectos políticos"
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Item Por uma poética política : tensões entre corpo e presença na dança de Tatsumi Hijikata.(2016) Carbogim, Bárbara de Souza; Peretta, Éden Silva; Silva, Cláudio Oliveira da; Valença, Ernesto Gomes; Peretta, Éden SilvaA presente dissertação denominada Por uma poética política: tensões entre corpo e presença na dança de Tatsumi Hijikata, pretende problematizar uma das matrizes poéticas da dança butô, lida aqui como uma vertente política no trabalho do dançarino japonês Tatsumi Hijikata. Por meio deste foco principal nos emaranhamos em discussões filosóficas acerca do corpo, do poder sobre o corpo e da presença. Confluímos, portanto, em um terreno onde a política vem a ser um elemento constitutivo da presença cênica de Hijikata, tangenciando as potencialidades de subversão do corpo biopolítico e abrindo possibilidades – por meio da arte – para a investigação de corpos inoperativos e despropositados. Ao aprofundar em questões metodológicas de criação do ankoku butô, arquitetamos o que poderia ser considerada uma poética política.Item Tensionamentos e aproximações entre arte e instituição pública : um estudo de caso da Cia de Dança Palácio das Artes (2000-2016).(2018) Espírito Santo, Lívia Mara Gomes do; Peretta, Éden Silva; Alvarenga, Arnaldo Leite de; Macie, Paulo Marcos Cardoso; Peretta, Éden SilvaEsta pesquisa de mestrado buscou elaborar uma reflexão a respeito dos tensionamentos e das aproximações entre Arte e Instituição Pública a partir do contexto de uma companhia pública de dança. Para realização deste trabalho, foi feito um estudo de caso do corpo artístico estável de dança do Estado de Minas Gerais, gerido pela Fundação Clóvis Salgado – FCS, a Companhia de Dança Palácio das Artes – CDPA (1971). Para realizar este estudo, foram entrevistados 17 profissionais que atuaram entre os anos 2000 e 2016, período em que a CDPA desenvolveu diversos trabalhos artísticos autorais, inaugurando uma atuação artística distinta dos anos anteriores. Cabe salientar que o período de 2000 a 2016 compreende um recorte para fins de análise dessa pesquisa, o que não significa dizer que até a presente data a CDPA tenha mudado e/ou mantido seu perfil artístico. Essa data final refere-se, portanto, ao início da organização dos materiais – programas de espetáculo, documentos e entrevistas – colhidos (coletados) em campo e disponibilizados pelos acervos da CDPA e FCS. Com o objetivo de mapear e investigar as relações entre Arte e Instituição Pública no contexto desta Cia e tecer essa análise, foram convocadas abordagens teórico-metodológicas da antropologia, sobretudo ao que tange às estratégias de contato e inserção no campo de pesquisa, à valorização da alteridade, à realização de entrevistas e à utilização das fontes orais em pesquisa. Este trabalho optou também por um diálogo inter e transdisciplinar, especialmente entre as artes cênicas, a filosofia e a antropologia, correlacionando discussões sobre arte, história da arte, instituição pública, dança e sua institucionalização, assim como os cruzamentos entre limite, censura, transgressão, resistência, participação e autonomia para abarcar a ideia de mediação. A partir deste estudo, considerou-se nesta dissertação sobre tensionamentos e as aproximações entre Arte e Instituição Pública que, em relação às questões trabalhistas pertinentes aos diferentes formatos de contratação dos bailarinos, o contexto institucional público, ao não garantir as mesmas condições e direitos para este vínculo funcional, corrobora para a ocorrência de significativas disfunções. Nas entrevistas com os bailarinos, essas condições foram mencionadas como aspectos desfavoráveis à realização de trabalho em grupo, no qual todos exercem a mesma função e têm as mesmas atribuições. No que tange aos aspectos relacionados ao trabalho cotidiano de uma companhia de dança, a relação entre arte e instituição mostrou-se como garantia de infraestrutura para realização, desenvolvimento e manutenção de uma atuação artística continuada, transformada e formadora. A hibridez dos tensionamentos e das aproximações entre Arte e Instituição Pública revelou, além de uma capacidade de negociação, resistência e reinvenção dessa Cia, uma possibilidade provocativa de abordar as próprias instituições (CDPA e FCS) e suas narrativas – objetos e assunto de revisão e debate.