Sena, Viviane de Andrade SoaresMendes, Soélis Teixeira do Prado2022-04-042022-04-042020SENA, V. de A. S.; MENDES, S. T. do P. Variação linguística e ensino: conceitos e (im)possibilidades. Revista Trama, v. 16, n. 37, p. 84-99, 2020. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/23699>. Acesso em: 25 ago. 2021.1807-5711http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14834Por meio deste artigo pretendemos discutir achados da pesquisa intitulada “Esta língua vareia: uma análise da variação linguística no ensino de língua portuguesa em Mariana, MG”3 (Soares-Sena, 2018), a partir da qual e sob a perspectiva da Sociolinguística Variacionista Laboviana (2008 [1972]) apresentamos uma análise a respeito do tratamento dado à variação linguística nos ensinos Fundamental II e Médio. Assim, visando desenvolver ainda mais o tema em questão, acrescentamos a esta discussão algumas reflexões acerca da variação linguística no processo de alfabetização-letramento de crianças; conhecimento que nos foi possibilitado trazer a este estudo a partir da realização da disciplina “LIG948 - STV em Linguística Aplicada: Da aquisição da fala à apropriação da escrita pela criança” do Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais. Dessa maneira, evidenciaremos resultados da pesquisa empírica e refletiremos, ainda, sobre o processo de alfabetização no Ensino Fundamental I (anos iniciais – 1º ao 5º ano). Isso para que possamos discutir conceitos e (im)possibilidades ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa na educação básica como um todo. Os resultados nos mostram que poderemos compreender que, embora existam grandes estudos com foco em um ensino-aprendizagem diverso, criativo, dinâmico, efetivo e significativo com tendências à erradicação do analfabetismo no Brasil (Soares, 2002, 2018; Faraco, 1992, 2008, 2016; Bortoni-Ricardo, 2005; dentre outros), ainda há muitas lacunas no nosso ensino. Da alfabetização ao ensino médio, existe um caminho extenso a ser percorrido para se alcançar a educação de qualidade.pt-BRabertoLíngua portuguesaPrática de ensinoAlfabetização-letramentoConsciência fonológicaPhonological awarenessVariação linguística e ensino : conceitos e (im)possibilidades.Artigo publicado em periodicoO periódico Trama permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) .Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2820>. Acesso em: 23 ago. 2021https://doi.org/10.48075/rt.v16i37.23699