Melo, Raquel Silveira Martins deSilva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues2018-09-252018-09-252017MELO, R. S. M.; SILVA, F. A. O. R. Caminhos a Hamburgo : efeitos do movimento CONFINTEA V no Brasil nas lutas pelo direito de jovens e adultos à educação. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 3, n. 3, p. 132-145, ago./dez 2017. Disponível em: <http://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/254>. Acesso em: 16 jun. 2018.24474223http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10238Convocadas pela UNESCO, as Conferências Internacionais de Educação de Adultos (CONFINTEAs) acontecem a partir de 1949 com objetivo de induzir os Estados-membros a ações e avaliações sobre a EJA. O interesse aqui é considerar efeitos no processo para a participação do Brasil na V CONFINTEA (Hamburgo/Alemanha,1997) no que tange ao direito de jovens e adultos à escolarização. Esse momento trouxe ganhos significativos no cenário brasileiro como a reunião dos estudiosos, militantes, governos locais e interessados em geral que decidiram dar continuidade às reuniões preparatórias de forma a acompanhar as políticas públicas e a efetivação do direito de brasileiros à escolarização, constituindo assim os movimentos do Fórum de EJA e do Encontro Nacional de EJA (ENEJA). Busca-se fazer análise das primeiras cinco edições do ENEJA sob a hipótese de que esse período lançou bases para a preparação da CONFINTEA VI realizada em 2009, no Belém do Pará/Brasil. O artigo se inicia pelo resgate histórico das Conferências, seguido dos Fóruns e seus desdobramentos. Busca nos relatórios sínteses dos ENEJAs elementos de lutas pelas políticas públicas nacionais de efetivação do direito à educação.pt-BRabertoEducação de jovens e adultosYouth and adult educationCaminhos a Hamburgo : efeitos do movimento CONFINTEA V no Brasil nas lutas pelo direito de jovens e adultos à educação.Paths to Hamburg : effects of the CONFINTEA V movement in Brazil in the struggles for the right of youth and adults to education.Artigo publicado em periodicoO autor de artigos publicados pela revista Crítica Educativa mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. Fonte: Crítica Educativa <http://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 23 jan. 2018.