Torres, Carlos Eduardo da GamaSilva, Gustavo PeixotoPais, Jonnathas Marques2020-06-302020-06-302020PAIS, Jonnathas Marques. Efeitos das melhorias no sistema de transportes sobre o escoamento da soja do Mato Grosso: uma aplicação do modelo de equilíbrio espacial de programação quadrática. 2020. 197 f. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12402Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada. Departamento de Ciências Econômicas e Gerenciais, Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.Iniciado em meados da década de 1970, o processo de expansão da produção de soja na região Centro-Oeste do Brasil consolidou-se na safra de 1999, quando o montante produzido na referida região superou aquele colhido na região Sul, tradicional produtora, estabelecendo uma ordem que permanece inalterada. Nesse contexto, o Mato Grosso, localizado no centro da América do Sul, tornou-se o principal estado brasileiro na produção da oleaginosa. Também na década de 90, como consequência da abertura comercial da China, grande consumidora mundial da oleaginosa, registrou-se um expressivo crescimento no volume produzido e na importância do mercado externo para a soja. Dessa forma, a mencionada interiorização da produção para regiões setentrionais do país aumentou de maneira substancial a distância que a mercadoria deve percorrer entre os centros produtores e os principais mercados consumidores, reforçando a importância da rede de transportes. Entretanto, a deficiência na oferta de infraestrutura tornou-se um problema crônico, prejudicando a competitividade da soja brasileira, sobretudo a soja mato-grossense, no mercado internacional frente ao principal concorrente nesse mercado: os Estados Unidos da América. As opções de rotas intermodais no Mato Grosso são escassas de modo que o trajeto rodoviário até um terminal de transbordo intermodal normalmente supera 1000 km, onerando sobremaneira a etapa de distribuição da mercadoria. A integração do mercado mundial, com a formação do preço da oleaginosa no mercado internacional, limita a possibilidade de repasse do custo de transporte mais elevado por parte dos produtores, de modo que o preço recebido pelo produto tende a ser inferior em localidades carentes de uma infraestrutura de transportes apropriada. Dessa forma o presente estudo buscou simular, por meio de um Modelo de Equilíbrio Espacial de Programação Quadrática, os efeitos da melhoria no sistema de transporte do Mato Grosso sobre os preços e os montantes produzidos e consumidos no mercado mundial da soja, representado por 56 regiões de oferta, localizadas principalmente no Brasil e Estados Unidos e 19 regiões de demanda, que foram estabelecidas conforme os dados referentes à produção, consumo e capacidade da indústria processadora. Após a validação do modelo com a rede base, verificada a partir da aderência entre os dados reais e os gerados na solução, foram apresentadas três intervenções na rede de transporte do Mato Grosso para realizar as simulações: (i) EF-170; (ii) EF-354 e (iii) Hidrovia do rio Araguaia. Para cada uma dessas estruturas, foram criados cenários em que as intervenções acontecem de maneira individual ou conjunta. Dado que as restrições referentes à capacidade de movimentação nos portos do Arco Norte são ativas na solução do modelo base e as intervenções propostas no parágrafo anterior desviam o fluxo para essas instalações portuárias, os resultados indicam que o impacto esperado dessas intervenções só aparece quando são realizadas de maneira concomitante à expansão da capacidade de embarque nos portos. Nesse sentido, a EF-170 possui o maior potencial no tocante ao aumento da renda gerada pelo comércio da soja no estado do Mato Grosso, ocasionando uma variação na renda anual de aproximadamente US$ 785 milhões. Em seguida, foram utilizados indicadores de viabilidade econômica, adotando como fluxo de caixa o aumento estimado no lucro dos produtores de soja mato-grossenses, para verificar a exequibilidade das melhorias no sistema de transporte apenas com o aumento do lucro gerado no comércio da oleaginosa. Foram encontrados indicadores satisfatórios em vários cenários como por exemplo nas construções individuais da EF-170 e EF-354 e nas intervenções conjuntas da EF-170 mais Hidrovia do Araguaia e EF-170 mais a EF-354.pt-BRabertoSojaTransporte rodoviário - custo operacionalDistribuição de mercadoriasLogística empresarialEquações qüadráticasEfeitos das melhorias no sistema de transportes sobre o escoamento da soja do Mato Grosso : uma aplicação do modelo de equilíbrio espacial de programação quadrática.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 23/06/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.