Torrente, Carlos RobertoReis, Frederico da Silva2023-08-152023-08-152023TORRENTE, C. R.; REIS, F. da S. A mobilização de processos do pensamento matemático avançado na resolução de questões da OBMEP. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasília, v. 13, n. 2, maio/ago. 2023. Disponível em: <http://www.sbemrevista.com.br/revista/index.php/ripem/article/view/3384>. Acesso em: 06 jul. 2023.2238-0345http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17167Este artigo apresenta uma pesquisa que objetivou investigar a mobilização dos processos mentais de representação e de abstração característicos do Pensamento Matemático Avançado (PMA), na resolução de questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada a partir da análise das resoluções da prova de 2ª fase do Nível 3 da edição de 2021 da OBMEP, feitas por 5 alunos do Ensino Médio, medalhistas de ouro da Região dos Vales, localizados no interior de Minas Gerais. A análise evidenciou a mobilização dos seguintes processos característicos do PMA: representação simbólica, mudança de representações e tradução entre elas, visualização, modelação, sintetização e generalização. As conclusões da pesquisa apontam para a potencialização do desenvolvimento do PMA a partir da resolução de questões da OBMEP, especialmente, pela possibilidade de mobilização dos processos de modelação, sintetização e generalização em atividades matemáticas não rotineiras no cotidiano escolar.pt-BRabertoOlimpíada Brasileira de Matemática das Escolas PúblicasEducação matemáticaA mobilização de processos do pensamento matemático avançado na resolução de questões da OBMEP.The mobilization of advanced mathematical thinking processes in solving OBMEP questions.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.https://doi.org/10.37001/ripem.v13i2.3384