Santos, Fabrício de PaulaFranco, Marco Antônio Melo2023-08-212023-08-212023SANTOS, F. de P.; FRANCO, M. A. M. O professor de educação física com deficiência física e sua atuação profissional: um estudo de caso entrelaçando preconceitos e estereótipos. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 16, artigo e18568, 2023. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/18568>. Acesso em: 06 jul. 2023.2358-1425http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17319Na última década temos visto um aumento da literatura, no campo da Educação Física, abordando casos de pessoas com deficiência, particularmente, casos de alunos. O estudo aqui proposto direciona o foco para o professor de Educação Física objetivando investigar a atuação de uma professora com deficiência física, que atua como personal training em uma academia de ginástica. A partir de uma abordagem qualitativa de investigação, optou-se por desenvolver um Estudo de Caso. Como resultados foi possível identificar uma profissão e um ambiente de trabalho atravessado pelo preconceito e pelo estereótipo, principalmente, no que diz respeito à estética do corpo. Por outro lado, os resultados também evidenciam a negação, por parte da personal training, sobre esses mesmos aspectos. O estudo considera que há uma tensão entre o preconceito velado e a posição de negação, desse preconceito, pela profissional.pt-BRabertoPersonal trainingO professor de educação física com deficiência física e sua atuação profissional : um estudo de caso entrelaçando preconceitos e estereótipos.The physical education teacher with physical disabilities and his professional performance : a case study interlawing prejudices and stereotypes.Artigo publicado em periodicoThis is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: PDF do artigo.https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18568