Nunes, Adelina Malvina BarbosaDiniz, Margareth2023-03-032023-03-032022NUNES, A. M. B.; DINIZ, M. Políticas de ações afirmativas e seus limites frente à branquitude no Ensino Superior. Educação em Foco, Belo Horizonte, n. 45, jan./abril. 2022. Disponível em: <https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5582>. Acesso em: 06 jul. 2022.2317-0093http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16278Este artigo teve como referência os resultados da pesquisa de mestrado defendida no Programa de Pós- Graduação em Educação PPGE/UFOP. Foram expostas aqui nossas reflexões acerca da investigação do contexto de três Políticas de Ações Afirmativas (PPA) aplicadas ao Ensino Superior brasileiro (Lei no. 10.639/2003, Lei no. 12.711/2012, Lei no. 12.990/2014). A partir da chave de leitura dos estudos críticos da branquitude no Brasil, enunciamos possibilidades de compreensão dos limites das legislações frente à subjetividade. Observamos que (re)conhecer que a ideologia racial é estruturante da sociedade brasileira não tem sido o suficiente. Concluímos que é preciso saber de si, dar contorno às instâncias subjetivas e interpelar a posição dos sujeitos docentes do Ensino Superior.pt-BRabertoEducaçãoRacismoSubjetividadePolíticas de ações afirmativas e seus limites frente à branquitude no Ensino Superior.Affirmative action policies and their limits in the face of whiteness in Higher Education.Artigo publicado em periodicoOs direitos de licenciamento utilizados pela revista Educação em Foco é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0). Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5582