Leite, Paula LaraBrusadin, Leandro BenediniBrusadin, Lia Sipaúba Proença2023-07-192023-07-192022LEITE, P. L.; BRUSADIN, L. B.; BRUSADIN, L. S. P. O bairro Padre Faria às margens da patrimonialização de Ouro Preto-MG. Mouseion, Canoas, n. 41, maio 2022. Disponível em: <https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion/article/view/9451>. Acesso em: 06 jul. 2023.1981-7207http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17017O presente artigo tem como objetivo analisar o bairro Padre Faria que fi ca às margens do centro histórico da cidade de Ouro Preto (MG). Este bairro integra a principal mancha de proteção de Ouro Preto, porém, por sua localização periférica, se distanciou da imagem que caracteriza a cidade patrimonializada, apresentando uma paisagem própria. Para a análise do bairro foram realizadas pesquisas in loco, levantamento fotográfi co e entrevistas com os moradores locais. A partir do trabalho de campo foi possível observar que as construções que compõem o bairro confi guram-se como inovações híbridas, mesclando a estética colonial valorizada na cidade as possibilidades encontradas na autoconstrução. Por meio de uma refl exão teórica e prática das transformações do bairro frente à imagem típica da cidade de Ouro Preto foi possível concluir que a estética colonial é utilizada até mesmo nos imóveis que não passam por processos de aprovação nos órgãos reguladores, se constituindo como uma imposição assimilada no contexto local. Portanto, a replicação inconforme da estética colonial refl ete a complexidade do território valorado e protegido frente aos sucessivos processos de adensamento e expansão urbana, e às novas necessidades dos moradores locais.pt-BRabertoArquitetura colonialPatrimônio culturalPerímetro de proteçãoO bairro Padre Faria às margens da patrimonialização de Ouro Preto-MG.The Padre Faria neighborhood on the banks of the patrimonialization of Ouro Preto-MG.Artigo publicado em periodicoO periódico Mouseion permite a remixagem, adaptação e criação da obra, para fins não comerciais, desde que as novas criações utilizem a mesma licença da obra original (CC BY-NC-SA). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/438>. Acesso em: 27 jun. 2023.https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i41.9451