Coutrim, Rosa Maria da ExaltaçãoCarvalho, Rosana Areal deAlmeida, João Paulo Pereira de2015-04-012015-04-012012COUTRIM, R. M. da E.; CARVALHO, R. A. de.; ALMEIDA, J. P. P. de. Relação escola e família: uma construção sócio-histórica. Cadernos de História da Educação, v. 11, p. 627-640, 2012. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/21716/11925>. Acesso em: 27 mar. 2015.1982-7806http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4884Família e escola são instituições fundamentais no processo de socialização das crianças e dos jovens, porém, situações de diálogos entre essas instituições são pontuais. Como todas as instituições, ambas são agentes ativos e também fruto da interação social, sofrendo influências diretas da política, da cultura e do processo histórico. Este estudo tem como principal meta fazer uma reflexão a respeito da construção da relação entre família e escola a partir do estudo de caso de uma escola pública no interior de Minas Gerais entre os anos 60 e 90. Em um esforço de aproximação dos olhares sociológico e histórico sobre o tema partiu-se de um problema contemporâneo, vivenciado pelas escolas e famílias no Brasil, e buscou-se indícios nos documentos e na historiografia da educação elementos para a compreensão da construção dessa complexa relação.pt-BRFamíliaEscolaPolíticaSociedadeHistóriaRelação escola e família : uma construção sócio-histórica.Relationship between family and school : a historic and social construction.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados nos Cadernos de História da Educação são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original. Fonte: Cadernos de História da Educação <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 21 out. 2016.