Mayrink, Victor Teixeira de MeloSilva, Gustavo Peixoto2015-11-032015-11-032012MAYRINK, V. T. de M.; SILVA, G. P. Otimização do rodízio de tripulações do sistema de transporte público. Journal of Transport Literature, v. 7, n. 3, p. 192-213, jul. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/jtl/v7n3/09.pdf>. Acesso em: 27 out. 2015.2238-1031http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5714Este trabalho aborda o Problema do Rodízio de Tripulações (PRT) do sistema de transporte público. O PRT consiste em atribuir a cada tripulação uma sequência de jornadas para os dias úteis, sábados e domingos de um dado horizonte de planejamento. Um modelo que represente o problema deve considerar tanto restrições operacionais como trabalhistas, tais como: tempo mínimo de repouso, folgas no período, turno de trabalho, entre outras. Neste trabalho o problema foi resolvido em duas etapas. Inicialmente foi resolvida uma sequencia de problemas de designação das jornadas diárias. Nesta sequencia cada modelo de designação, de um dia para o dia seguinte, tem como objetivo tornar a escala tão equilibrada quanto possível, minimizando a quantidade de horas extras e de ociosidade sem se preocupar com as folgas obrigatórias. A partir da solução dos sucessivos problemas de designação é apresentado um segundo modelo de otimização inteira, ainda inédito na literatura, para atribuir as folgas às tripulações. Este modelo garante que cada tripulação tenha suas folgas devidamente atendidas, seja pelo número máximo de dias trabalhados consecutivamente, como também pelo direito de uma folga no domingo a cada sete semanas. O objetivo deste modelo é minimizar o número máximo de tripulações do tipo “folguista”, garantindo que as restrições das folgas sejam atendidas. Os modelos foram testados com dados de duas empresas que operam no sistema de transporte público, e os resultados foram comparados com as soluções adotadas pelas empresas. Assim foi possível verificar reduções no número de tripulações que variam entre 8% e 54%, além de reduções de 13% no número de horas extras pagas pelas empresas.pt-BROtimização da escala mensalProblema do rodízioOtimização do rodízio de tripulações do sistema de transporte público.Optimization the crew rostering assignment for public transport systems.Artigo publicado em periodicoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo periódico Journal of Transport Literature em 11/05/2015 para depositar uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores é aluno ou professor da UFOP.