Araújo, Ernani Carlos deAguiar, Tito Flávio Rodrigues deOliveira, Marcos Mascarenhas Franchini de2018-03-192018-03-192017OLIVEIRA, Marcos Mascarenhas Franchini de. Experimentação no ensino-aprendizagem da construção: um edifício-ferramenta para novas práticas didático-pedagógicas. 2017.142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Construção Metálica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9669Programa de Pós-Graduação em Construção Metálica. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.O presente trabalho tem como objetivo discutir alternativas no ensino de profissionais do campo da construção civil que permitem o trânsito entre diferentes conhecimentos e que, de fato, propiciam o desenvolvimento de uma transdisciplinaridade na concepção de projetos, criatividades e aplicações práticas dos jovens e futuros profissionais. A partir de referências e obras análogas, sobretudo a partir da experiência dos Grandes Ateliers d’Isle d’Abeau, inaugurado em 2002 na França, propõe-se projetar e levantar a viabilidade da implantação de um edifício com ações de sustentabilidade em prol dos cursos que lidam com construção, design e arte em Ouro Branco/MG, cidade a 32 km de Ouro Preto. Entre os resultados deste estudo figuram um experimento que se deu por meio de um workshop de fabricação digital e o projeto do edifício em si, que permitiram a aproximação de diferentes disciplinas e a realização da construção de estruturas e espaços. Através do encontro entre os atores envolvidos na construção, desde a implementação dos materiais ao ambiente construído, mostra-se possível aproximar culturas historicamente distantes, tais como arte, arquitetura, engenharia e design.pt-BRabertoEngenheiros - formação profissionalConstrução - aprendizagemInovações educacionaisArquitetos - formação profissionalAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoExperimentação no ensino-aprendizagem da construção : um edifício-ferramenta para novas práticas didático-pedagógicas.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 16/02/2018, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante.