Abreu, Marcelo Santos deCunha, Nara Rúbia de Carvalho2020-09-282020-09-282019ABREU, M. S. de; CUNHA, N. R. de C. Cultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história. Revista História Hoje, v. 8, n. 15, p. 111-134, jun. 2019. Disponível em: <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/527>. Acesso em: 03 jul. 2020.1806-3993http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12783O artigo avalia a maneira como estudantes de história se relacionam com a cultura de história. Primeiro, discutimos as relações entre cultura de história, história pública e ensino de história. Na segunda parte, avaliamos as políticas de formação e defendemos a investigação como princípio educativo para a formação. Na última, apresentamos a experiência de produção de narrativas curtas produzidas pelos estudantes sobre a cultura de história. Nas três partes, trazemos as vozes dos estudantes e sua reflexão sobre a cultura de história. Defendemos que esse método pode ser útil no questionamento das relações sensíveis e racionais que mantemos com a história.pt-BRabertoCultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história.Culture of history, public history, and history teaching : the investigation and the training of history teachers.Artigo publicado em periodicoO periódico Revista História Hoje permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1408>. Acesso em: 28 set. 2020.https://doi.org/10.20949/rhhj.v8i15.527