Barros, Sâmela Caroline Dias deAlves, Brenda LopesVieira, Karla MoreiraCorrêa, Savio Figueira2022-02-252022-02-252020BARROS, S. C. D. de. et al. As dificuldades de inclusão dos deficientes auditivos no ensino da Química. Research, Society and Development, v. 9, artigo 875974982, n. 7, maio/jul. 2020. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4982>. Acesso em: 12 set. 2021.2525-3409http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14574As escolas brasileiras têm enfrentado grandes dificuldades na inserção de deficientes por não possuírem uma infraestrutura adaptada e profissionais qualificados para atender aos diferentes tipos de deficiências. Como exemplo podemos citar grandes problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência auditiva no meio escolar, como a dificuldade do uso da Libras (Língua Brasileira de Sinais) nas escolas e a falta de metodologias de ensino adequadas para realidade destes alunos. Esse desafio se torna ainda maior, pois por muito tempo não foi dada a atenção necessária para uma boa comunicação com os deficientes auditivos, que é realizada através da Libras. O principal objetivo desse artigo é abordar as dificuldades existentes para a inclusão dos portadores de deficiência auditiva no âmbito escolar e alguns métodos para minimizar as barreiras encontradas. Para pessoas surdas, é de extrema importância ter acesso a materiais adaptados para acompanhar as disciplinas ministradas em sala de aula, auxiliando no processo da aprendizagem. A metodologia desse trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa, realizada principalmente a partir de dados já existentes, e como resultado são apresentados alguns estudos estão sendo realizados para tentar minimizar as dificuldades encontradas, permitindo com que a inclusão dos deficientes auditivos nas aulas de química do ensino regular se torne mais comum.pt-BRabertoDisciplina de químicaLibrasAs dificuldades de inclusão dos deficientes auditivos no ensino da química.The difficulties of inclusion of the hearing impaired in the teaching of Chemistry.Artigo publicado em periodicoEste é um artigo de acesso aberto distribuído sob os termos da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4982