Soares, Marilene Caitano Reis AlmeidaJanuario, GilbertoSantana, Kátia Cristina Lima2023-01-172023-01-172022SOARES, M. C. R. A.; JANUARIO, G.; SANTANA, K. C. L. Agência e seu deslocamento no uso de materiais curriculares de Matemática. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (RIPEM), v. 12, n. 1, p. 72-86, 2022. Disponível em: <http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/...>. Acesso em: 06 jul. 2022.2238-0345http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15964A relação entre materiais curriculares e professores que ensinam Matemática tem sido objeto de estudo nos Estados Unidos desde o início dos anos 1990; no Brasil, mais recentemente, esse tema vem se constituindo enquanto campo de investigação no âmbito da Educação Matemática. No contexto das discussões brasileiras, este estudo tem por objetivo compreender o deslocamento de agência no uso de materiais curriculares por professores que ensinam Matemática. Embasados nas ideias sobre conhecimento profissional docente que está no bojo das discussões sobre a relação ora apresentada, bem como os conceitos de agência e deslocamento de agência que ocorrem no processo de planejamento e ação do professor, recorremos a uma entrevista semiestruturada com quatro professores que ensinam Matemática. Subsidiados pela lente metodológica do Núcleo de Significação, identificamos como resultado da apreensão dos sentidos e significados que ora os professores se assumem como agência, ora delegam a agência ao livro didático. Em algumas situações, os estudantes também são reconhecidos como agência, e há momentos ainda que os professores conferem o poder de decisão ou agência tanto aos materiais quanto a si mesmos, quase que simultaneamente. As discussões mostram que o deslocamento de agência requer mais compreensão do papel de professores e materiais no desenvolvimento curricular, assim como requer a mobilização de conhecimentos acerca da Matemática, seu ensino e dos currículos.pt-BRabertoCurrículos de MatemáticaRelação professor-materiais curricularesAgência e seu deslocamento no uso de materiais curriculares de Matemática.Agency and its displacement in the use of Mathematics curriculum materials.Artigo publicado em periodicoO periódico RIPEM. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2402>. Acesso em: 19 maio 2022.