Alves, Gelindo MartineliRosa, MiltonViana, Marger da Conceição Ventura2019-06-032019-06-032016ALVES, G. M.; ROSA, M.; VIANA, M. da C. V. As contribuições da etnomatemática e da perspectiva sociocultural da história da matemática para a formação da cidadania dos alunos. Acta Latinoamericana de Matemática Educativa, v. 29, p. 722-730, 2016. Disponível em: <https://clame.org.mx/uploads/actas/alme29.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2019.2448-6469http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11396Este estudo foi conduzido com 35 alunos matriculados no oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na microrregião de Sete Lagoas, no estado de Estado de Minas Gerais, Brasil. O principal objetivo foi verificar as contribuições de atividades fundamentadas pelo Programa Etnomatemática e pela perspectiva sociocultural da História da Matemática para o desenvolvimento da cidadania dos alunos por meio do ensino e aprendizagem de conteúdos da Educação Financeira A coleta, a análise e a interpretação dos dados foram desenvolvidas por meio da utilização da metodologia do estudo misto como o design de pesquisa denominado QUAL+ quan. Uma contribuição importante desse estudo foi a (re)conciliação entre a escola e o cotidiano dos alunos por meio da utilização do conhecimento financeiro e da perspectiva etnomatemática em sala de aula.pt-BRrestritoEducação financeiraHistory of mathematicsEthnomathematicsCitizenshipFinancial educationAs contribuições da etnomatemática e da perspectiva sociocultural da história da matemática para a formação da cidadania dos alunos.Artigo publicado em periodicohttps://clame.org.mx/uploads/actas/alme29.pdf