Corrêa, Hércules TolêdoCastro, Marcelo de2019-05-092019-05-092018CORRÊA, H. T.; CASTRO, M. de. Multiletramentos em aulas de português em uma escola pública de Ouro Preto/MG. Perspectiva, Florianópolis, v. 36, n. 3, p. 851-874, jul./set. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2018v36n3p851>. Acesso em: 13 fev. 2019.2175-795Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11255Esta pesquisa tem como objetivo caracterizar e analisar como uma professora de Língua Portuguesa explora a leitura e a escrita de gêneros discursivos multimodais, em eventos de letramento, com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a fim de revelar e discutir possibilidades que emergem de práticas desta natureza em prol dos multiletramentos. Do ponto de vista metodológico, a prática de uma educadora, em três turmas de uma escola pública de Ouro Preto (Minas Gerais), foi acompanhada durante seis meses, compreendidos nos anos de 2015 e 2016, nos quais os alunos, para quem ela lecionou, cursaram, respectivamente, o 8º e o 9º anos do Ensino Fundamental. A partir de instrumentos de coleta de dados de natureza qualitativa, como a observação participante, os registros no caderno de campo e as gravações em áudio, foram selecionados e caracterizados eventos de letramento a partir dos quais foi possível analisar possibilidades com relação à mediação docente de práticas de leitura e de escrita com gêneros discursivos multimodais. Dessa forma, os dados coletados permitiram discutir: i. as concepções subjacentes à prática pedagógica da educadora; ii. os recursos didático-pedagógicos utilizados em sala de aula; iii. a abordagem e as estratégias discursivas empregadas pela professora. Além disso, os resultados apontaram os êxitos das práticas investigadas, assim como reforçaram a centralidade da prática docente relativa aos multiletramentos no referido componente curricular.pt-BRabertoMultimodalidadeGêneros discursivosMultimodalityDiscursive genresMultiletramentos em aulas de português em uma escola pública de Ouro Preto/MG.Multiliteracies in portuguese classes in a public school in Ouro Preto-MG.Artigo publicado em periodicoA Revista Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas da revista Perspectiva. Fonte: revista Perspectiva <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em 25 mar. 2019.https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n3p851