Viana, Marger da Conceição VenturaPinto, Roberto Arlindo2019-06-032019-06-032016VIANA, M. da C. V.; PINTO, R. A. As avaliações externas e a escola : a articulação entre resultados e as práticas na sala de aula de matemática. Acta Latinoamericana de Matemática Educativa, v. 29, p. 191-197, 2016. Disponível em: <https://clame.org.mx/uploads/actas/alme29.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2019.2448-6469http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11395Documentos oficiais relacionam as avaliações externas à busca pela melhoria da qualidade no ensino, verificando a eficácia das políticas públicas para a educação e adequado planejamento educacional. Assim, as avaliações externas podem servir para repensar e planejar a ação pedagógica e a gestão educacional. Pesquisas em Educação Matemática têm demonstrado que o Sistema de Ensino, mais que o aluno, é responsável por seu sucesso/insucesso. Este estudo de caso se refere a uma escola da rede pública de ensino de uma cidade do interior do Estado de Minas Gerais - Brasil. A análise documental do desempenho desta escola, nos últimos cinco anos, indicou que sua maior fragilidade está no tema Espaço e Forma. Comparando seus resultados, embora abaixo do recomendado, são melhores do que os de outras escolas.pt-BRrestritoSala de aulaAção pedagógicaEspaço e formaExternal evaluationsOedagogical actionAs avaliações externas e a escola : a articulação entre resultados e as práticas na sala de aula de matemática.Artigo publicado em periodicohttps://clame.org.mx/uploads/actas/alme29.pdf