Fernandes, Rosangela Aparecida SoaresBraga, Marcelo José2015-12-102015-12-102013FERNANDES, R. A. S.; BRAGA, M. J. Poder de mercado no segmento de distribuição de gasolina C: uma análise a partir da nova organização industrial empírica. Estudos Econômicos, v. 43, n.3, p. 465-497, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ee/v43n3/a02v43n3.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2015.0101-4161http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5950Este artigo tem como objetivo avaliar o grau de poder de mercado no setor de distribuição de gasolina C, nas regiões brasileiras, no período de 2002 a 2008. Para tal, baseou-se na Teoria da Nova Organização Industrial Empírica (NOIE), especificamente, no modelo proposto por Bresnahan (1982) e Lau (1982). Uma versão dinâmica do modelo também foi estimada. Os resultados indicaram que, exceto para a região Norte, para o modelo estático, as empresas distribuidoras de gasolina C não agem como tomadoras de preços (Λ = 0). No outro extremo, a hipótese de conluio perfeito (Λ = 1) entre elas foi rejeitada. Verificou-se que, em várias regiões, os parâmetros revelaram-se suficientemente baixos, sugerindo que as empresas distribuidoras apresentam elevada competição entre si.pt-BRPoder de mercadoEconomia industrialMarket PowerIndustrial economicPoder de mercado no segmento de distribuição de gasolina C : uma análise a partir da nova organização industrial empírica.Artigo publicado em periodicoTodo o conteúdo do periódico Estudos Econômicos (São Paulo), exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Estudos Econômicos <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0101-4161&nrm=iso&rep=&lng=pt>. Acesso em: 22 ago. 2019.http://dx.doi.org/10.1590/S0101-41612013000300002