Giordan, MarceloLima, Guilherme da Silva2022-03-162022-03-162020GIORDAN, M.; LIMA, G. da S. A produção discursiva em aulas de ciências por meio da divulgação científica: o caso do uso do discurso direto. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, p. 209-231, dez. 2020. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1877>. Acesso em: 25 ago. 2021.1518-8795http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14668Este trabalho apresenta uma investigação acerca do papel da divulgação científica na produção discursiva da cultura científica e tecnológica em sala de aula com o objetivo de compreender o uso do discurso direto pelo professor de Ciências em situações formais de ensino. O trabalho analisa um caso em que um professor de Ciências do 9o ano do Ensino Fundamental utiliza um livro de divulgação científica, “Bilhões e Bilhões”, de Carl Sagan, para explicar e contextualizar a notação científica em uma sequência didática que abordou o micro e o macrocosmo. O arcabouço teórico-metodológico se fundamentou nas contribuições de Bakhtin e do círculo. As análises foram baseadas numa abordagem qualitativa, que pode ser classificada como estudo de caso, selecionada a partir de um conjunto de sequências didáticas produzido em um curso de especialização em Ensino de Ciências. Os resultados indicaram uma produção enunciativa híbrida que aproximou esferas de criação ideológicas distintas (divulgação científica e educação científica) para contemplar um propósito específico que foi determinado pelo professor, além de um entrelaçamento diversificado entre o discurso de divulgação científica e o discurso científico escolar.pt-BRabertoEnsino de CiênciasHeterodiscursoNarrativaHeteroglossiaNarrativeA produção discursiva em aulas de ciências por meio da divulgação científica : o caso do uso do discurso direto.The discursive production in science classes through the science communication : the case of the use of direct speech.Artigo publicado em periodicoTodos os artigos publicados pela Revista Investigações em Ensino de Ciências estão sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos. Fonte: Revista Investigações em Ensino de Ciências <http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/about>. Acesso em: 08 jun. 2021.http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p209