Diniz, Margareth2015-04-012015-04-012011DINIZ, M. Formação docente para a diversidade e a inclusão. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 14, n. 18, p. 39-55, dez. 2011. Disponível em: <http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/230>. Acesso em: 26 mar. 2015.2317-0093http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4905A diversidade presente nas escolas atuais e os constantes questionamentos que se apresentam à educação fazem emergir um novo conhecimento escolar que passa a exigir múltiplas habilidades do(a) professor(a). Que tipo de formação o(a) professor(a) precisa para lidar com tantas situações que envolvem a diversidade e as políticas de inclusão em curso no Brasil? Quais os recursos internos/subjetivos que ele precisa mobilizar em si para ensinar aos alunos? O presente artigo tem como objetivo discutir a formação docente visando às múltiplas situações em que se veem envolvidos durante uma jornada de trabalho, a partir da metodologia da conversação, realizada com grupos de docentes, elucidando em seus resultados o caráter provisório do saber e da formação docente.pt-BRFormação docenteSubjetividadeDiversidadeInclusãoFormação docente para a diversidade e a inclusão.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Educação em Foco estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Educação em Foco <http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 07 nov. 2016.http://dx.doi.org/10.24934/eef.v14i18.230