Santos, Marcelo Loures dosSilva, Diego Gonzaga Duarte da2022-03-312022-03-312020SANTOS, M. L. dos; SILVA, D. G. D. da. Narrativa e trajetória camponesa: estudo de caso em um curso de licenciatura em educação do campo. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 28, n. 2 ,p. 132-146, maio/ago. 2020. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/14364>. Acesso em: 25 ago. 2021.0104-6578http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14795As Licenciaturas em Educação do Campo (LEdoCs) formam educadores para atuarem em espaços educativos escolares e não escolares. Organizam-se pela Alternância Educativa, articulando atividades na universidade e na comunidade de seus educandos. Esta pesquisa realizou três entrevistas com uma educanda sobre seus territórios educativos. Tinha por objetivo avaliar as contribuições da Metodologia das Produções Narrativas (MPN) como uma estratégia pedagógica para o desenvolvimento de processos educativos no âmbito de uma LEdoC. Concluiu-se que a MPN favorece uma leitura concreta do campo, produzindo reflexões e sínteses sobre as identidades, trajetórias e escolhas da educanda, apresentando-se como uma estratégia promissora para o processo formativo das LEdoCs.pt-BRabertoMetodologia das produções narrativasAlternâncias educativasMethodology of narrative productionAlternating formative processesNarrativa e trajetória camponesa : estudo de caso em um curso de licenciatura em educação do campo.Narrative and peasant trajectory : a case study in a rural education degree.Artigo publicado em periodicoA matéria publicada nesse periódico está sob uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/. Fonte: o PDF do artigohttps://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14364