Guimarães, Bruno Almeida2019-02-192019-02-192018GUIMARÃES, B. A. A dialética do fim da arte em Adorno : repressão e resgate da sensibilidade recalcada. Doispontos, Curitiba, v. 15, n. 2, p. 3-10, set. 2018. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/62582>. Acesso em: 06 fev. 2019.21797412http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10727Embora Adorno tenha abordado predominantemente o problema do “fim da arte” como um processo repressivo de liquidação da arte levado adiante pela dominação da indústria cultural, ele viu uma possibilidade promissora para o conceito de desartificação (Entkunstung) em sua Teoria Estética. Ali, ele reconheceu uma tendência evolutiva desse conceito pela intensificação do tremor de uma subjetividade fixa através da experiência da não‑identidade e de uma possível reconciliação com uma natureza não inteiramente submetida à exploração. O objetivo deste trabalho é examinar a articulação de duas teses em Adorno: uma que antecipa o fim da arte em uma sociedade sem classes, relacionado à superação da tensão entre o real e o possível, e uma segunda que reconhece na expressão artística conhecida alguma promessa de felicidade, ao apontar para uma realidade latente que insiste em retornar, na medida em que as obras de arte são a “historiografia inconsciente de si mesma de sua época.”pt-BRabertoObras de arteDesartificaçãoRealidade latenteHistoriografia inconsciente de si mesmaA dialética do fim da arte em Adorno : repressão e resgate da sensibilidade recalcada.The dialectic of the end of art in Adorno : repression and rescue of the repressed sensibility.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na revista Dois Pontos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Revista Dois Pontos <http://revistas.ufpr.br/doispontos/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 13 out. 2016.