Fortes, Hayla AlmeidaCarvalho, Alissandra Nazareth de2020-07-182020-07-182019FORTES, H. A.; CARVALHO, A. N. Culinária Ouro-Pretana enquanto bem cultural: discussão acerca da valorização e planejamento para a atividade turística. Revista Hospitalidade, v. 16, n. 1, p. 67-92, jan./abr. 2019. Disponível em: <https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/787>. Acesso em: 18 jun. 2020.2179-9164http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12472O turismo é uma importante atividade econômica do município de Ouro Preto, Minas Gerais. A cidade é indutora de turistas do Brasil e do mundo e tem relevância histórica e cultural. Apesar da vocação para o turismo cultural, levantou-se o pressuposto de que a gastronomia ouro-pretana não é valorizada como patrimônio cultural e atrativo turístico, por Instituições Públicas que promovem a cidade enquanto destino. Esse pressuposto partiu do fato de não existir um evento que priorize produtores e os hábitos alimentares locais e, a partir da análise do conteúdo dos sites das instituições promotoras de turismo. O objetivo da presente pesquisa, portanto, é identificar quais são os possíveis gargalos de planejamento no que tange o fomento ao turismo que priorize a alimentação e a cultura e aquecer a discussão sobre uma atividade turística que valorize a gastronomia local na cidade. Com essa finalidade, foi utilizado levantamento bibliográfico, análise do conteúdo do marketing digital e entrevistas semiestruturas. Concluiu-se que a gestão estadual de Minas Gerais conseguiu consolidar o hábito alimentar mineiro no imaginário do brasileiro, todavia, as políticas públicas e o planejamento de metas para a valorização e preservação da gastronomia ouro-pretana são recentes em Ouro Preto, podendo ser melhor exploradas.pt-BRabertoTurismo gastronômicoValorização culturalPoder públicoCulinária Ouro-Pretana enquanto bem cultural : discussão acerca da valorização e planejamento para a atividade turística.Ouro-Pretana culinary as a cultural symbol : discussion of its valorization by means of public power for tourism activity.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados no periódico Revista Hospitalidade estão sob uma Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Hospitalidade <https://www.revhosp.org/hospitalidade/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 18 jul. 2020.https://doi.org/10.21714/2179-%209164.2019.v16n1.004