Paixão, Jairo Antônio daTucher, Guilherme2015-05-262015-05-262012PAIXÃO, J. A. da; TUCHER, G. Abordagens pedagógicas: prática docente e percepção discente sobre as finalidades da educação física na escola. Revista Científica Da Faminas – v. 8, n. 2, maio/ago. 2012. Disponível em: <http://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/293>. Acesso em: 16 mar. 2015.1807-6912http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5543O presente estudo analisa a prática docente e as finalidades da Educação Física escolar na percepção de 100 alunos e 23 professores do ensino médio. Para os alunos, empregou-se um questionário com questões fechadas e estruturadas a partir da escala Likert de três pontos. Para os professores, uma entrevista semi-estruturada. Os resultados obtidos expressam certa ambiguidade do entendimento das finalidades da Educação Física. Para os professores, prevalece a perspectiva tradicionaldesportiva, que se traduz para os alunos como momentos de socialização e lazer entre os seus pares nas aulas. Ao negligenciar o aspecto histórico e enaltecer a perspectiva biologicista, efetivada no aprimoramento da aptidão e do condicionamento físico, relega-se o caráter pedagógico da Educação Física na escola.pt-BREducação físicaEscolaAbordagem pedagógicaPhysical educationSchoolAbordagens pedagógicas : prática docente e percepção discente sobre as finalidades da educação física na escola.Pedagogical approaches : teaching practice and student perceptions about the purpose of physical education in school.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista Científica da FAMINAS estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Científica da FAMINAS <http://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 17 jul. 2019.