Agnolon, Alexandre2023-02-092023-02-092021AGNOLON, A. O artífice e o poeta : os epigramas plástico-eróticos de Rufino e a emulação nas artes. Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos, v. 34, n. 2, 2021. Disponível em: <https://revista.classica.org.br/classica/article/view/860>. Acesso em: 06 jul. 2022.2176-6436http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16152O presente artigo tem como foco Rufino, poeta grego sobre o qual pouco se sabe, cujos poemas supérstites estão conservados no quinto livro da Antologia Grega ou Palatina. Meu objetivo principal é discutir um certo conjunto de epigramas em que o poeta descreve tipos femininos cujas graças rivalizam com as deusas – em alguns deles, inclusive, o poeta reelabora em chave epigramática o tema do Julgamento de Páris –, com o intento de demonstrar que, ao emular pintores e escultores, Rufino, em seus poemas plástico-eróticos, põe em cena aspectos importantes relacionados à composição artística de um modo geral baseados na emulação, de maneira que, por tudo isso, seus epigramas não seriam somente eróticos, mas comportariam também uma dimensão programática.pt-BRabertoEpigrama gregoPoesia eróticaDescriçãoO artífice e o poeta : os epigramas plástico-eróticos de Rufino e a emulação nas artes.Artigo publicado em periodicoEste artigo está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.24277/classica.v34i2.860