Moura, Francisco de AssisSilva, Talitha Elen2015-11-182015-11-182009MOURA, F. de A.; SILVA, T. E. A educação clínica como metodologia pedagógica: investigação sobre a aplicação da psicanálise na área educacional em Minas Gerais. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, p. 265-291, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v25n1/15.pdf>. Acesso em: 09 nov. 2015.0102-4698http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5777O objetivo deste artigo é demonstrar o quanto os conceitos psicanalíticos contribuíram para o ato transformador que pretende a escola. Para isso, foi feita uma análise exaustiva de diretrizes educacionais do estado de Minas Gerais, dos Parâmetros Curriculares Nacionais, do Ciclo Inicial de Alfabetização e do Conteúdo Básico Comum, com o intuito de averiguar não só os aspectos subjetivos presentes direta ou indiretamente nesses materiais, como encontramos, mas também de observar o que se mantém ou é reformulado de um material a outro, confirmando que os mais recentes se baseiam principalmente nos PCN’s, com poucas ressalvas. Analisamos o planejamento pedagógico de uma escola municipal da região e constatamos que a subjetividade, indiretamente presente nas diretrizes, mantém-se naquela realidade. Entretanto, constatamos que, nas diretrizes e no projeto pedagógico, a menção ou consideração que seja da subjetividade do professor no processo de ensino-aprendizagem é escassa ou nula.pt-BREducação clínicaPsicanálise e educaçãoEscola novaA educação clínica como metodologia pedagógica : investigação sobre a aplicação da psicanálise na área educacional em Minas Gerais.The clinical education as a pedagogical methodology : inquiry on the application of psychoanalysis in the educational area of Minas Gerais, Brazil.Artigo publicado em periodicoTodo o conteúdo do periódico Educação em Revista, exceto onde identificado, está sob uma licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Educação em Revista <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-4698&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 07 nov. 2016.http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982009000100015