Vieira, Aline AlvesFerreira, Renato MeloWerneck, Emerson FilipinoMiranda, LucianoWerneck, Francisco Zacaron2022-11-012022-11-012021VIEIRA, A. A. et al. Relação entre indicadores socioambientais e o potencial esportivo de jovens alunas-atletas. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 20, n. 3, p. 123-130, 2021. Disponível em: <https://fontouraeditora.com.br/periodico/article/1588>. Acesso em: 11 out. 2022.2357-8432http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15722O potencial esportivo de jovens atletas pode ser avaliado por múltiplos indicadores. Os indicadores socioambientais, como o suporte familiar, têm sido pouco investigados, especialmente no sexo feminino. O objetivo do estudo foi analisar diferenças em indicadores socioambientais em alunas de um colégio militar classificadas quanto ao seu potencial esportivo. Métodos: Participaram do estudo 262 escolares do sexo feminino, com idade entre 11 e 17 anos, do Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF). Os professores- treinadores classificaram o potencial esportivo das alunas-atletas em: alto potencial (n=79) e baixo potencial (n=183). Foram aplicados questionários contendo informações sobre o nível socioeconômico, apoio familiar, envolvimenAto dos pais com esporte, experiência esportiva das alunas e nível de atividade física. Usou-se o teste Qui-Quadrado (X2 ) e o teste t de Student, sendo adotado nível de significância de 5%. Resultados: As alunas-atletas com alto potencial esportivo apresentaram maior apoio familiar (27,2±7,4 vs. 24,1±8,1; p=0,005), maior experiência em competição (X2 = 35,205; p<0,001) e maior nível de atividade física (2,61±0,70 vs. 2,33±0,71; p=0,004) quando comparadas às de baixo potencial. 13,7% das alunas foram consideradas jovens atletas. A proporção de jovens atletas foi maior no grupo alto potencial quando comparado ao grupo baixo potencial (21,5% vs. 10,4%, respectivamente; p<0,001). Conclusão: As alunas do CMJF com alto potencial esportivo, de acordo com a opinião dos professores-treinadores, apresentaram maior suporte familiar e maior experiência esportiva em comparação ao grupo de baixo potencial, sugerindo que o apoio familiar é um indicador socioambiental que diferencia o potencial esportivo de alunas-atletas de nível escolar.pt-BRabertoApoio familiarJovem atletaFamily supportYoung athleteRelação entre indicadores socioambientais e o potencial esportivo de jovens alunas-atletas.Relationship between socioenvironmental indicators and sports potential of young female student athletes.Artigo publicado em periodicoO periódico Coleção Pesquisa em Educação Física permite que o Repositório Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deposite uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores faça parte da comunidade cientifica da UFOP. Fonte: Licença concedida mediante preenchimento de formulário em 17 mar. 2015.