Vicente, Thais CristinaVolta, Carolina Lescura de Carvalho CastroKnupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves2022-01-242022-01-242020VICENTE, T. C.; VOLTA, C. L. de C. C.; KNUPP, M. E. C. G. Marketing do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana: uma análise das edições 2018-2019. Revista Turismo Estudos e Práticas, Mossoró, v. 9, 2020. Disponível em: <http://geplat.com/rtep/index.php/tourism/article/view/637/607>. Acesso em: 25 ago. 2021.2316-1493http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14387O estudo apresentado tem como tema principal o marketing e suas implicações no planejamento e a organização de eventos. Partiu-se da hipótese que uma possível falha do marketing de eventos resultou em baixa participação do público-alvo em algumas atividades do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2018 e 2019. Considerando que o marketing é complexo e envolve inúmeras funções organizacionais, ressalta-se que neste artigo o foco da investigação será as estratégias de promoção de um evento. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é compreender as estratégias de marketing (promoção) adotadas no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana nas edições de 2018 e 2019. Desse modo, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho descritivo-exploratório, adotando a abordagem qualitativa. Utilizou-se da análise documental, consulta em dados secundários, e também da aplicação de um roteiro de entrevista semiestruturado com atores chave na organização das edições de 2018 e 2019. Durante a avaliação dos resultados da pesquisa, evidenciou-se que diversos elementos podem contribuir para o planejamento de um evento da natureza e complexidade dos festivais culturais, principalmente quando sua realização se dá por uma instituição pública de ensino superior, implicando no cronograma estabelecido, no alinhamento entre as equipes e, sobretudo, nos investimentos para o marketing do evento que, na sua falta, ocasiona no não atingimento de parte do seu público-alvo.pt-BRrestritoTurismo de eventosPromoçãoEvent marketingPromotionMarketing do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana : uma análise das edições 2018-2019.Marketing of the Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana : an analysis of the 2018 and 2019 editions.Artigo publicado em periodicohttp://geplat.com/rtep/index.php/tourism/article/view/637/607