Corrêa, Hércules TolêdoDias, Daniela RodriguesMartins, Nair Prata Moreira2023-07-112023-07-112022CORRÊA, H. T.; DIAS, D. R.; MARTINS, N. P. M. Podcasts na educação a distância: possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, Blumenau, v. 16, n. 1, p. 150-168, jan./abr. 2022. Disponível em: <https://bu.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10484>. Acesso em: 06 jul. 2023.1981-9943http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16938Tendo como premissa os estudos de Freire (2013), Menezes e Quintanilha (2009), Alves e Lopes (2019) e Avelar, Prata e Martins (2018), que investigaram as dinâmicas envolvendo o podcast e suas aplicações, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), inseridos no contexto de duas disciplinas, modalidade EaD, relacionadas à leitura e produção de textos acadêmicos. A pesquisa buscou analisar a importância do recurso tecnológico podcast (incluindo o videocast) para o ensino e aprendizagem. Justifica-se a escolha por esta temática tendo em vista o contexto tecnológico em que se encontram os alunos e a possibilidade que a educação a distância tem de usar conteúdo digital disponível na rede. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo on-line. Os dados foram coletados a partir de um questionário desenvolvido via Google Forms, aplicado aos discentes e analisados de forma descritiva e analítica. Os resultados indicam que a maioria dos alunos assistem a vídeos na internet, e uma parcela menor também ouve podcasts. Os dados também evidenciam que os podcasts ainda estão se popularizando, pelo menos entre os usuários da amostra. Os resultados ainda demonstram a importância dos vídeos e podcasts como instrumentos educativos, principalmente na integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC no ensino presencial e o aproveitamento de recursos disponíveis na rede de computadores para a educação a distância, capazes de promover o aprendizado.pt-BRabertoVideocastsLeitura e escritaPodcasts na educação a distância : possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência.Podcasts in distance education : pedagogical possibilities and challenges from experience.Artigo publicado em periodicoO periódico Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/912>. Acesso em: 27 set. 2022.http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n1p150-168