Queller, Jefferson JoséAntunes, Roberta Teixeira2022-03-082022-03-082021ANTUNES, Roberta Teixeira. A campanha presidencial de 1950 nas páginas dos jornais Correio do Povo e O Jornal e da Revista O Globo: uma análise. 2021. 111 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14633Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.O Presente trabalho busca pelo entendimento das relações de poder que transcorreram nas eleições presidenciais de 1950, a partir das análises das manchetes do impresso carioca O Jornal, do jornal Correio do Povo e da Revista Do Globo ambos de Porto Alegre – RS sobre a campanha dos candidatos Getúlio Dornelles Vargas, candidato pelo Partido Trabalhista Brasileiro - Partido Social Progressista (PTB-PSP) e seu principal adversário eleitoral Eduardo Gomes candidato pelo Partido União Democrática Nacional (UDN). O interesse na pesquisa surgiu a partir da descoberta de um fato curioso, nas campanhas eleitorais do Brigadeiro Eduardo Gomes as mulheres faziam um doce para arrecadar fundos para a campanha, tal doce recebeu o nome de Brigadeiro, devido ao fato do Rio Grande do Sul ser um estado Getulista até os dias de hoje no estado o doce não se chama Brigadeiro e sim Negrinho. A partir desse fato interessante surgiu a curiosidade da pesquisadora em estudar a campanha eleitoral de 1950, a partir da perspectiva da imprensa gaúcha. A partir da delimitação das fontes de trabalho, a escolha se deu pelo jornal Correio do Povo de Porto Alegre, por ser um jornal centenário no Rio Grande do Sul ainda em funcionamento até os dias de hoje e o principal jornal do estado entre os períodos de 1945-1950, sendo a maior tiragem do estado, a segunda opção foi a Revista do Globo a escolha desta deu-se devido ao fato da Revista ter surgido por incentivo do então presidente do estado do Rio Grande do Sul Getúlio Dornelles Vargas, e para dar um maior embasamento a pesquisa foi escolhido o impresso carioca O Jornal, o primeiro órgão pertencente a rede Diários Associados fundado por Assis Chateaubriand e foi escolhido para compor essa pesquisa pois recebia muitas notícias ligada a campanha de 1950 diretamente vindas de Porto Alegre, através da Agencia Meridional de Notícias. A partir da delimitação das três principais fontes de pesquisa o intuito era responder o questionamento, como a imprensa gaúcha a partir das análises da manchete Correio do Povo e das edições da Revista da Globo divulgaram a campanha de 50, tendo em vista que os principais impressos do eixo Rio- São Paulo optaram por boicotar a campanha do gaúcho Getúlio Vargas como veremos através das notícias publicadas pelo impresso carioca O Jornal. Devido a repressão que a grande imprensa sofreu durante o governo Vargas, especialmente após a instauração do Estado Novo em 1937, os jornais de maior renome no cenário nacional optaram por boicotar a campanha eleitoral de Getúlio, enquanto as duas fontes sulistas escolhidas sempre detalharam em suas páginas a trajetória política de seu conterrâneo, desde quando este destacava-se como promotor do estado. Será que para o pleito eleitoral de 1950 os dois impressos do sul aqui expostos iriam boicotar a iv campanha eleitoral de Getúlio e como um jornal carioca que recebia muitas notícias sobre as eleições vindas de Porto Alegre divulgaria as notícias sobre Getúlio, como seriam divulgadas e com que frequência noticiariam a campanha tanto de Getúlio como de Eduardo Gomes nos três periódicos aqui analisados.pt-BRabertoPresidentesBrasilEleições - 1950Getúlio VargasA campanha presidencial de 1950 nas páginas dos jornais Correio do Povo e O Jornal e da Revista O Globo : uma análise.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 25/02/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.