Matos, Daniel Abud SeabraNogueira, Maria Alice de Lima GomesResende, Tânia de FreitasNogueira, Cláudio Marques MartinsAlves, Maria Teresa Gonzaga2018-04-022018-04-022017MATOS, D. A. S. et al. Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental. Pró-Posições, v. 28, p. 33-54, n. 2017. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649159/15723>. Acesso em: 27 mar. 2018.19806248http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9797O objetivo do estudo aqui relatado é investigar o impacto de recursos e práticas familiares no desempenho escolar de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Selecionaram-se 299 alunos que participaram do GERES 2005, aos quais se aplicou um questionário com 145 questões. Empregaram-se métodos quantitativos: modelagem de equações estruturais. Dentre os principais resultados, destaca-se que os fatores capital cultural objetivado, capital informacional, práticas de escrita e interação pais e filhos foram impactados pelo nível socioeconômico; as práticas de escrita foram a variável de maior impacto no desempenho em português; e o capital informacional, o fator de maior impacto em matemática. Ocorreu vantagem significativa das escolas privadas no que se refere à proficiência dos alunos; e a matemática se mostrou mais diretamente dependente do tipo de escola.pt-BRabertoInfluência da famíliaRendimento escolarMétodos estatísticosImpactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental.Impacts of family practices on proficiency in Portuguese and Mathematics at Elementary Schools.Artigo publicado em periodicoAll the contents of the journal Pro-Posições, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License wich permits copy and redistribute the material in any medium or format. Fonte: Pro-Posições <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-7307&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 24 jan. 2018.