Souza, Gabriela Guerra Leal deOliveira, Lisandra Brandino deCruz, Luciana Hoffert CastroReis, Alexsandro Luiz dosHorta, Aline LucianoAlvarenga, Ana CláudiaSantos, Derli Barbosa dosVilela, Fernanda de Araújo SatlerCosta, Fernando VieiraMatta, Flaviane da Silveira Paiva eAraújo, Gabriela da SilvaVieira, Graciene CarvalhoEstevão, Isabel Cristina AlvesLopes, Klinger Carlos SilvaCelestino, Marcelo SilvaLana, Marcia Priscilla CastroLacerda, Paloma Cristina de CarvalhoValadares, Paulo AugustoMartins, RafaelFerreira, Renata de Souza CapobiangoSilva, Victor PeresAmaral, Wellington Geraldo LimaSouza, Wflander Martins de2016-08-082016-08-082016CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, 3., 2016, Ouro Preto. A neurociência e a educação: como nosso cérebro aprende?. Ouro Preto: Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2016. 38 f.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6744III Curso de atualização de professores da educação infantil, ensino fundamental e médio, realizado na UFOP, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. 2016.Qual é o objetivo do ensino? O que é aprendizagem? Como se aprende algo novo? Onde se localizam nossas memórias? Segundo o neurocientista Ivan Izquierdo, a memória é a aquisição, formação, conservação e evocação de informações. Esta aquisição de novos conhecimentos é também chamada de aprendizagem, pois só se retém na memória o conteúdo que foi aprendido. Aprendizagem, portanto, é um processo complexo que envolve a formação de novas memórias. A educação, por meio do processo ensino e aprendizagem, tem como objetivo o grande desenvolvimento pessoal, adequando o aprendiz ao meio no qual ele está inserido. Educar é proporcionar oportunidades e orientação para aprendizagem, para aquisição de novos comportamentos. Segundo Hipócrates, grande filósofo grego, pai da Medicina, no século IX A.C., o homem deveria saber que de nenhum outro lugar, mas do encéfalo vem a alegria, o pesar, adquirimos sabedoria e conhecimento, enxergamos, ouvimos e sabemos. Neste relato, Hipócrates evidencia que a aprendizagem depende do encéfalo. Muito tempo depois das afirmações de Hipócrates, o conceito de que o comportamento humano estaria diretamente ligado ao encéfalo foi intensamente investigado e publicado na década de 90, a chamada “Década do Cérebro”, quando diversas pesquisas científicas se destinaram intensamente ao estudo deste órgão. Estudar o encéfalo, portanto, é se dedicar ao estudo da parte do corpo humano responsável pela aprendizagem. É neste substrato biológico, o encéfalo, que se faz a aprendizagem. De acordo com a grande professora Leonor Guerra, desde o nascimento, o ser humano aprende algo novo todos os dias. É por meio da interação entre as pessoas, e com o meio ambiente, que se dá a aquisição de novos conhecimentos e a partir disso, podemos modificar os comportamentos que adquirimos ao longo de nossas vidas. Quando se aprende, novas habilidades e conhecimentos são demonstradas, ganha-se competências para realizar novos feitos que serão relevantes para a sobrevivência, seja essa sobrevivência a busca da saúde e bem estar ou a realização profissional e pessoal. Aprender é uma característica intrínseca do ser humano.pt-BRabertoEducação - neurociênciaDeficiências do desenvolvimentoProcesso de aprendizagemA neurociência e a educação : como nosso cérebro aprende?OutroAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/07/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.