Cruz, Thaís Alessandra Martins daCavalcante, Alex Beigui de Paiva2023-05-262023-05-262022CRUZ, T. A. M. da; CAVALCANTE, A. B. de P. Do sarau à palavra (per)formada: entre paradigmas, intuição e artivismo. Revista Cena, Porto Alegre, v. 23, n. 39, jan./abr. 2022. Disponível em: <https://www.seer.ufrgs.br/cena/article/view/127898>. Acesso em: 01 mar. 2023.2236-3254http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16720Este artigo visa contribuir para a compreensão da palavra como potencialidade performativa. A partir do estudo do fenômeno da poesia marginal dos saraus, o hip-hop, o slam até a palavra (per)formada, obje- tiva-se demonstrar como o poder da palavra e sua potência cênica, relação com o conceito de intuição e de ativismo na arte, são capazes de produzir sentido poético e ético na cena contemporânea. O trabalho é resultado de uma pesquisa teórica e prática reali- zada no campo dos processos de criação e pretende investigar a intuição como dispositivo de criação para a arte da performance. Foi utilizada a metodologia etnográfica de Sylvie Fortin e Pierre Gosselin (2014) para organização do material criativo. Desse modo, foi discutida a partir do paradigma decolonial, o ra- cismo estrutural, a identidade negra e o corpo negro em cena. Parte dos resultados práticos foi apresenta- da na Bienal Black Brazil Art, produzida em parceria com a Njabala Foundation de Uganda. O trabalho foi premiado em 2019 e a autora convidada a integrar residência artística internacional.pt-BRabertoPerformanceAtivismoEtnografiaDo sarau à palavra (per)formada : entre paradigmas, intuição e artivismo.From the soiree to the (per)formed word : between paradigms, intuition and artivism.Artigo publicado em periodicoEste é um artigo de acesso aberto distribuído sob os termos de uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0). Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.22456/2236-3254.127898