Rosa, MiltonOrey, Daniel Clark2012-11-132012-11-132010ROSA, M.; OREY, D. C. A influência dos fatores linguísticos no ensino-aprendizagem em matemática : o caso dos Estados Unidos. Zetetiké, v. 18, p. 485-504, 2010. Disponível em: <http://www.fe.unicamp.br/revista/index.php/zetetike1/article/viewFile/2724/2446>. Acesso em: 13 nov. 2012.21761744http://repositorio.ufop.br/handle/123456789/1772A Matemática é constantemente apresentada como uma disciplina universal e que possui uma linguagem própria. Porém, as diferenças culturais e lingüísticas associadas com as diferentes notações e procedimentos para a resolução de problemas em matemática, enfrentados por alunos aprendizes da língua inglesa, nas salas de aula, nos Estados Unidos, é uma questão educacional que deve ser estudada e pesquisada. O nosso objetivo é discutir a cultura e a linguagem como fatores importantes no ensino-aprendizagem em matemática para alunos aprendizes da língua inglesa. Dessa forma, os professores devem valorizar a diversidade cultural que está presente nas salas de aula, direcionando os alunos ao entendimento e a compreensão da influência que a cultura e a linguagem têm sobre a matemática e como esta influência resulta em maneiras diferentes pelas quais a matemática é utilizada, comunicada, transmitida e difundida entre os membros da comunidade escolar.pt-BRRegistros matemáticosLíngua inglesa - aprendizagemProblemas verbaisInfluências linguísticasMatemática - ensinoA influência dos fatores linguísticos no ensino-aprendizagem em matemática: o caso dos Estados Unidos.The influence of linguistic factors in the teaching and learning of mathematics: the United States case.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Zetetiké estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Zetetiké <http://ojs.fe.unicamp.br/ged/zetetike/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 02 fev. 2017.