Silva, Sérgio EvangelistaFernandes, Flávio César FariaNogueira, Edemilson2015-11-252015-11-252015SILVA, S. E.; FERNANDES, F. C. F.; NOGUEIRA, E. Geração de valor no contexto da estratégia de manufatura: uma análise em manufaturas calçadistas. Revista Produção Online, v.15, n. 1, p. 163-187, 2015. Disponível em: <http://producaoonline.org.br/rpo/article/view/1739>. Acesso em: 19 out. 2015.1676-1901http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5818A função manufatura tem como propósito oferecer produtos que gerem valor para os clientes. Todavia, esta não é uma tarefa exclusiva desta função, para esse fim ela deve atuar de forma conjunta com as funções marketing e vendas (M&V) e pesquisa e desenvolvimento (P&D). Este artigo denomina estas três funções de geradoras de valor e discute o seu papel mútuo no processo de geração de valor dos produtos de uma empresa. A validação deste modelo é realizada por meio de três estudos de caso comparativos, realizados em manufaturas calçadistas (MCs) com diferentes estratégias de geração de valor. O estudo empírico permitiu comprovar o papel mútuo das funções estudadas de geração de valor do produto, bem como verificar que a configuração e o papel relativo de cada função muda conforme a estratégia adotada pela empresa.pt-BRValor do produtoEstratégia competitivaFunções geradoras de valorIndústria calçadistaProduct valueGeração de valor no contexto da estratégia de manufatura : uma análise em manufaturas calçadistas.Value generation in the context of manufacturing strategy : an analysis in shoe manufactories.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista Produção Online estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Produção Online <http://producaoonline.org.br/rpo/index>. Acesso em: 25 jul. 2019.https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i1.1739