Almeida, Sheila Alves deLima, Guilherme da SilvaPereira, Bárbara Luiza Alves2020-05-272020-05-272019ALMEIDA, S. A. de; LIMA, G. da S.; PEREIRA, B. L. A. Des/fiando diálogos sobre o conceito de cadeia alimentar em uma aula de ciências nos anos iniciais do ensino fundamenal. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 21, p. 1-25, 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172019000100320&tlng=pt>. Acesso em: 10 mar. 2020.1983-2117http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12263Este trabalho analisa as estratégias utilizadas por uma professora no ensino do conceito de cadeia alimentar e os sentidos e significados produzidos pelas crianças em uma aula de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com base em estudos sobre a linguagem, foram analisados dois eventos distintos realizados nessa aula que contemplam as interações verbais sobre o conceito de cadeia alimentar. Em um primeiro momento observou-se a apresentação do conceito de cadeia alimentar pela professora e como as crianças produzem sentidos às palavras durante o processo de compreensão do conceito. No segundo, identificaram-se a apresentação de outros conceitos relacionados à temática da aula e as dificuldades que a compreensão do modelo de cadeia alimentar traz consigo. Assim, partindo de pressupostos bakhtinianos e da perspectiva histórico-cultural, a questão fundamental presente neste artigo é a discussão da natureza dialógica do processo de compreensão do conceito de cadeia alimentar.pt-BRabertoDialogiaElementary schoolDialogíaEducación básicaCadena alimentariaDes/fiando diálogos sobre o conceito de cadeia alimentar em uma aula de ciências nos anos iniciais do ensino fundamenal.Shredding dialogues on the food chain concept in a science class in the early years of fundamental education.Artigo publicado em periodicoO periódico Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/181>. Acesso em: 16 mar. 2020.https://doi.org/10.1590/1983-21172019210119