Sousa, Fernanda Luíza deAssis, Guilherme Tavares deTravain, Silmar Antonio2022-10-132022-10-132021SOUSA, F. L. de; ASSIS, G. T. de; TRAVAIN, S. A. Análise do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de física por meio do uso de simuladores e da argumentação de usuários. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 14, n. 2, p. 37-57, 2021. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13146>. Acesso em: 06 jul. 2022.1982-873Xhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15681Historicamente, nas últimas décadas, a principal metodologia utilizada por professores de Física em sala de aula é o método tradicional, voltado para a resolução de exercícios e exposição de conteúdos pelo professor por meio do quadro negro e de giz. Desta forma, o Ensino de Física precisa ser direcionado na busca pela contextualização e inserção de recursos didático-pedagógicos, como a utilização de novas tecnologias. Neste contexto, este trabalho possui, como objetivo geral, demonstrar como simuladores computacionais podem favorecer o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Física em sala de aula, a partir da argumentação. Para tanto, foi desenvolvida a primeira versão de uma plataforma, denominada SimulAção, que promove o uso de simuladores computacionais voltados, inicialmente, para o ensino de conteúdos sobre Conservação da Energia Mecânica, e disponibiliza roteiros para utilização dos mesmos. Por meio de experimentos práticos realizados na plataforma SimulAção, foi utilizado o modelo de Toulmin com a finalidade de analisar os argumentos dos alunos a partir das atividades práticas desenvolvidas pelos mesmos; adicionalmente, alunos e professores analisaram a usabilidade da plataforma SimulAção por meio de um método baseado no questionário de avaliação de satisfação subjetiva do usuário. A partir dos resultados experimentais obtidos, verificou-se que o uso do processo da argumentação, provido pelo modelo de Toulmin, conduziu os alunos a descobrirem as relações entre os elementos de simulação, possibilitando a compreensão dos conceitos de Física envolvidos nas atividades propostas. Quanto à avaliação da plataforma SimulAção, os resultados experimentais comprovaram que a usabilidade da plataforma e seus serviços, até o momento oferecidos, encontra-se entre o excelente e o melhor imaginável. A utilização de simuladores computacionais, como recurso didático no ensino, busca provocar os professores a fim de realizar mudanças em seus métodos de ensino, despertando o interesse e promovendo a interação da teoria com a prática de forma a favorecer a aprendizagem.pt-BRabertoEnsino de físicaSimulações computacionaisQuestionário SUSModelo de ToulminAnálise do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de física por meio do uso de simuladores e da argumentação de usuários.Analysis of the teaching and learning process of physics content through the use of simulators and user argumentation.Artigo publicado em periodicoThis article is licensed under the terms of the Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional License. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.3895/rbect.v14n2.13146