Viana, Francisca Diana FerreiraPinto, Marco Aurélio XavierSilva, Ivair Ramos2023-07-032023-07-032022VIANA, F. D. F.; PINTO, M. A. X.; SILVA, I. R. Capital social e capital cultural : do habitus ao espaço social da cidade de Ouro Preto. Argumentos, v. 19, n. 2, p. 192-217, jul./dez. 2022. Disponível em: <https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/6156>. Acesso em: 03 maio 2023.2527-2551http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16851Esta pesquisa é uma investigação sobre a natureza da demanda por produtos e serviços culturais gratuitos por discentes do ensino técnico profissionalizante da cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. As questões abordadas tratam do conceito de capital cultural tendo como referência os estudos de Pierre Bourdieu. A pesquisa de campo foi realizada no final do segundo semestre de 2018 e início de 2019 e envolveu uma amostra de 248 alunos. O estudo utilizou como ferramenta exploratória um questionário com 38 questões fechadas e uma aberta onde se coletaram informações socioeconômicas, educacionais, preferências musicais, percepção a respeito dos bens e serviços culturais oferecidos pela cidade e sua satisfação para com eles, etc. Os resultados pouco expressivos para capital cultural são reforçados, por exemplo, pela falta de hábito de leitura dos entrevistados (quase 50% não havia lido livro algum nos últimos três meses que antecederam a entrevista).pt-BRabertoOuro PretoCapital socialCapital culturalCapital económicoCultural servicesCapital social e capital cultural : do habitus ao espaço social da cidade de Ouro Preto.Capital social y capital cultural : del habitus al espacio social de la ciudad de Ouro Preto.Social capital and cultural capital : from habitus to the social space of Ouro Preto´s city.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.https://doi.org/10.46551/issn.2527-2551v19n2p.192-217