Lana, Milene SabinoSilveira, Larissa Regina Costa2022-10-312022-10-312022SILVEIRA, Larissa Regina Costa. Proposta de sistema de análise de risco para queda de blocos em taludes rodoviários. 2022. 170 f. Tese (Doutorado em Geotecnia) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15709Programa de Pós-Graduação em Geotecnia. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.Tem sido uma tendência na engenharia geotécnica o tratamento de problemas típicos da área, como aqueles relacionados à estabilidade de escavações em geral, com uma abordagem voltada para análise e gestão de riscos, utilizando preferencialmente sistemas quantitativos. Esta pesquisa apresenta uma proposta de um sistema quantitativo para análise de risco de queda de blocos com foco em taludes rodoviários, onde a classificação de risco é dada por uma matriz que relaciona a probabilidade (Likelihood) de queda de blocos e a consequência desse evento. A consequência leva em consideração a chance do bloco atingir a rodovia (consequência A) e a chance de causar acidentes (consequência B). Tanto a probabilidade quanto a consequência A são calculadas por meio de equações, cujos valores são classificados em alto, médio (zona de transição) ou baixo de acordo com a região dos respectivos gráficos dos modelos em que esses valores são plotados. Essas equações e gráficos destes modelos foram gerados utilizando Análise de Agrupamento, Análise de Componentes Principais, Análise Discriminante e Elipses de Confiança, que são técnicas de estatística multivariada. O modelo de probabilidade gerado apresentou taxa de erro igual a 9,1%, enquanto a taxa de erro média quando o modelo foi testado em 31 diferentes amostras foi de 9,5%. O modelo de consequência A apresentou taxa de erro igual a 1,5%, enquanto a taxa de erro média quando o modelo foi testado em 31 diferentes amostras foi de 2,2%. O modelo de Consequência B é baseado em análise direta dos parâmetros, visto que o banco de dados reservado para a Consequência B não era adequado para aplicação de estatística multivariada e apenas dois parâmetros foram avaliados. O banco de dados geral utilizado nesta pesquisa possui mais de 200 taludes e as principais variáveis consideradas são os parâmetros tradicionalmente utilizados nas classificações de perigo e risco de taludes de rodovias.pt-BRabertoBlocos de concreto - queda de blocosTaludes - mecânica do solo - taludes rodoviáriosEstatística - estatística multivariadaEngenharia geotécnica - risco geotécnicoProposta de sistema de análise de risco para queda de blocos em taludes rodoviários.TeseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/10/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.