Paulo, Jacks Richard deAraújo, Stela Maris Mendes SiqueiraOliveira, Priscila Daniele de2022-03-292022-03-292020PAULO, J. R. de; ARAÚJO, S. M. M. S.; OLIVEIRA, P. D. de. Reflexões sobre o processo educativo em tempos de pandemia através das percepções de pós-graduandos em educação. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 6, artigo e152520, 2020. Disponível em: <http://200.129.168.14:9000/educitec/index.php/educitec/article/view/1525>. Acesso em: 25 ago. 2021.2446-774Xhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14772Esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de refletir sobre a situação e desdobramentos do período de oferta de ensino remoto emergencial devido ao COVID19 a partir da percepção de alunos de mestrado e doutorado na área de educação, matriculados em uma instituição pública de ensino, situada no interior do estado de Minas Gerais - Brasil. Para tal, efetuou-se uma revisão junto à literatura acadêmica que trata sobre a temática investigativa, para compreender as peculiaridades das percepções e analisá-las à luz da literatura. Os dados foram obtidos através de uma entrevista virtual com o intuito de potencializar a diálogo com os discentes e com o propósito de coletar informações sobre a percepção dos alunos em relação à experiência vivenciada com o ensino remoto emergencial. Os dados da pesquisa revelaram que as percepções convergem no sentido de que as tecnologias podem contribuir para a aprendizagem, principalmente, no contexto atual de pandemia. Por fim, demonstrou-se também por meio da percepção discente que tais recursos tecnológicos não são capazes de suprimir por completo os espaços de socialização característicos do ensino presencial.pt-BRabertoAcesso à tecnologiaAprendizagemInternetPercepção da falaReflexões sobre o processo educativo em tempos de pandemia através das percepções de pós-graduandos em educação.Reflections on the educational process in times of pandemic through the perceptions of graduate students in education.Artigo publicado em periodicoEste artigo está licenciado sob os termos da Licença Creative CommonsAtribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1525