Souza, Guilherme Oliveira deTinti, Douglas da Silva2022-12-122022-12-122021SOUZA, G. O. de.; TINTI, D. da S. Um panorama das pesquisas brasileiras (2004 a 2019) envolvendo metodologias ativas no ensino de matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 10, n. 22, p. 385-405, 2021. Disponível em: <https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6294>. Acesso em: 06 jul 2022.2238-5800http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15895O presente artigo tem por objetivo apresentar o panorama das pesquisas desenvolvidas em Mestrados acadêmicos, Mestrados profissionais e Doutorados, que investigaram o uso de Metodologias Ativas nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. Para tanto, assumiu-se a perspectiva de mapeamento e foram consideradas as pesquisas disponibilizadas no Banco de Dissertações e Teses da CAPES, usando o descritor "Metodologias Ativas" e o filtro Mestrado acadêmico, Mestrado profissional e Doutorado. Tendo em conta esses critérios, foram identificadas 516 que abordavam Metodologias Ativas. Ao serem segmentadas por área, verificou-se que apenas 23 delas (4,45%) refletiram sobre a utilização destas metodologias nas aulas de matemática. Os dados analisados indicam a utilização das seguintes estratégias no rol das Metodologias Ativas: Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseadas em Times, Gamificação, Laboratório de Aprendizagem, Resolução de Problemas, Sequencia Fedathi, Peer Instruction, uso de Tecnologias Digitais de Informação, Ensino Híbrido e Aprendizagem Baseados em Projetos, bem como uma pluralidade de estratégias, públicos, conceitos matemáticos e análises envolvidos na implementação das Metodologias Ativas.pt-BRabertoMapeamento de pesquisasUm panorama das pesquisas brasileiras (2004 a 2019) envolvendo metodologias ativas no ensino de matemática.An overview of brazilian research (2004 to 2019) involving active methodologies in mathematics teaching.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.385-405