Albuquerque, Helena Machado de PaulaHaas, Celia MariaAraújo, Regina Magna Bonifácio de2015-04-012015-04-012011ALBUQUERQUE, H. M. de P.; HAAS, C. M.; ARAÚJO, R. M. B. de. Formação inicial de professores para a educação básica no Brasil. Quaestio, v. 13, p. 251-276, 2011. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/699>. Acesso em: 27 mar. 2015.2177-5796http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4908Este trabalho apresenta os resultados conclusivos da primeira etapa de uma investigação desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Gestão e Políticas Públicas. A pesquisa, com abordagem bibliográfica documental, qualitativa, compreendeu duas etapas: uma, de investigação documental, e outra, empírica, que teve como objetivo investigar o significado de ser pedagogo pelos concluintes do Curso de Pedagogia, após a mudança do projeto pedagógico para atendimento das novas diretrizes curriculares nacionais. Contou com o aporte teórico de Gimeno Sacristán, Albuquerque, Lima, Saviani e outros. Os dados evidenciam a importância e o compromisso das instituições investigadas com a formação inicial dos professores e os projetos pedagógicos apresentam semelhanças no aspecto legal e, ao mesmo tempo, diferenças e características próprias decorrentes das condições internas e locais de cada instituição.pt-BRPedagogiaFormação inicial de professoresDiretrizes curriculares nacionaisProjeto pedagógicoFormação inicial de professores para a educação básica no Brasil.Initial teachers training for basic education in Brazil.Artigo publicado em periodicoOs trabahos publicados na Quaestio estão sob Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Quaestio <http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php?journal=quaestio&page=about&op=submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 04 jan. 2017.