Carvalho, Alissandra Nazareth deChávez, Eros Salinas2018-09-252018-09-252018CARVALHO, A. N.; CHÁVEZ, E. S. Turismo e hospitalidade no espaço rural : Brasil e Cuba. Revista Rosa dos Ventos: Turismo e Hospitalidade, v. 10, p. 59-70. 2018. Disponível em: <http://www.conscientiabeam.com/journal/31/abstract/4600>. Acesso em: 16 jun. 2018.21789061http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10239O presente estudo teve como objetivo discutir acerca do espaço rural e como este espaço pode vir a ser produto e condição para o desenvolvimento da atividade turistico-recreativa. Busca refletir sobre como as localidades rurais podem alcançar beneficios sociais e econômicos articulando-se estrategicamente para o desenvolvimento local, configurando-se em um território singular para o fomento da atividade turístico-recreativa. Através de investigaçao bibliográfica, foram abordadas as alterações ocorridas no meio rural que permitiram sua multifuncionalidade e a inserçao do turismo, onde a recreação está no leque das novas opções de desenvolvimento rural e social. Ao relacionar atividades economicas industriais primarias e hospitalidade rural ao turismo e recreação, se concluiu que estas podem ser o grande vetor desta atividade alternativa no campo, através de seu valor simbólico e características peculiares, como por exemplo, a produção econômica rural, a gastronomia, a história e a cultura. A discussão é ilustrada com exemplos de localidades da indústria agro-açucareira de Cuba e a produção rural no Brasil.pt-BRabertoRecreaçãoTurismo ruralRural tourismRecreationTurismo e hospitalidade no espaço rural : Brasil e Cuba.Tourism and rural hospitality : Brazil and Cuba.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista Rosa dos Ventos estão sob licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Rosa dos Ventos <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 03 fev. 2017.