Ceribeli, Harrison BachionConte, Gabriel Manthay2016-08-192016-08-192016CERIBELI, H. B.; CONTE, G. M. Análise do comportamento caronista no comércio eletrônico. Nucleus, Ituverava, v. 13, p. 167-182, 2016. Disponível em:<http://www.nucleus.feituverava.com.br/index.php/nucleus/article/view/1447>. Acesso em: 25 jul. 2015.1982-2278http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6867Esta pesquisa teve como objetivo analisar se os fatores que explicam a adoção do comércio eletrônico são também capazes de explicar o comportamento caronista dos e-consumidores. Para atingir o objetivo proposto, foi realizado um levantamento de campo, com amostra composta por 307 indivíduos. Para a análise dos dados, utilizou-se a Análise Fatorial Exploratória e a Análise de Regressão Múltipla. A partir dos resultados obtidos nas análises estatísticas, constatou-se que existem alguns fatores que motivam a adoção do comércio eletrônico e que influenciam diretamente a adoção do comportamento caronista, sendo eles (1) a percepção de que é possível encontrar preços mais baixos nas compras realizadas pela Internet, (2) a percepção de maior conveniência nas compras efetuadas online, (3) a percepção reduzida de risco associada ao e-commerce, e (4) a pré-disposição em buscar mais informações prévias em redes sociais, com terceiros que fazem dos grupos sociais com os quais se possui contato ou com base em experiências anteriores.pt-BRabertoComércio eletrônicoFree rider behaviorE-consumidorAnálise do comportamento caronista no comércio eletrônico.Artigo publicado em periodicoA Revista Nucleus permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/390> Acesso em: 07 out. 2019.http://dx.doi.org/10.3738/1982.2278.1447