Carvalho, Edson José deSouza, Sérgio Henrique de2017-04-272017-04-272017SOUZA, Sérgio Henrique de. Celular em sala de aula: de vilão à solução – construção de atividades no contexto CTS. 2017. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7650Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.O presente trabalho visa introduzir a utilização de aparelhos celulares, tipo smartphones, no estudo de conceitos de Física no Ensino Médio. Visando a inserção do celular como ferramenta pedagógica para potencializar a aprendizagem e também motivar a investigação, apresentam-se algumas propostas de atividades com enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), baseadas na abordagem de conceitos físicos mediada pela utilização dos recursos presentes nos aparelhos celulares. Foi desenvolvido um estudo de caso com alunos do terceiro ano do ensino médio da rede privada de Sete Lagoas, MG. A metodologia de pesquisa qualitativa envolve a coleta de dados por meio de gravações audiovisuais, produções dos alunos e debates sobre a presença do celular como um recurso mediador e facilitador no processo de aprendizagem. Estas informações foram então analisadas, segundo o conjunto de técnicas de análise de conteúdo, conforme modelo de Bardin, tendo como indicativo a atração dos estudantes pelos celulares quando utilizados durante as atividades pedagógicas. Como produto educacional disponibiliza-se uma cartilha com orientações e propostas de atividades experimentais com o uso do aparelho celular.pt-BRabertoEnsino médioTelefone celularDidática - segundo grauCelular em sala de aula : de vilão à solução – construção de atividades no contexto CTS.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/04/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.