Bastos, Ticiano AzevedoRosa, Milton2022-03-032022-03-032020BASTOS, T. A.; ROSA, M. Modelagem na Educação Matemática para o desenvolvimento de conceitos de Análise Combinatória. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, 2020. Disponível em: <https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/490>. Acesso em: 25 ago. 2021.2526-6136http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14611Esse artigo tem como base uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo identificar como a perspectiva sociocrítica da Modelagem Matemática poderia contribuir para o desenvolvimento de conceitos de Análise Combinatória. A pesquisa foi realizada com 17 alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola particular no vale do Rio Doce, na região leste do estado de Minas Gerais e com um professor de Educação Física. A abordagem metodológica utilizada nesse estudo foi qualitativa e os dados foram produzidos por meio de quatro blocos de atividades, dois questionários e uma entrevista semiestruturada, que foram conduzidos no período de setembro a novembro de 2018. Os resultados mostraram que as contribuições desse estudo estavam relacionadas com o desenvolvimento ativo da aprendizagem de conceitos combinatórios por meio de um olhar crítico sobre as práticas de treinamentos de musculação nas academias pesquisadas.pt-BRabertoPerspectiva sociocríticaEnsino MédioFichas de treino em academiasHigh SchoolPrescription forms for training sheetsModelagem na educação matemática para o desenvolvimento de conceitos de análise combinatória.Modelling in Mathematics Education for the development of Combinatorial Analysis concepts.Artigo publicado em periodicoEsta obra está sob uma licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.24116/emd.e202012