Carvalho, Rosana Areal dePaula, Leandro Silva de2022-03-252022-03-252020CARVALHO, R. A. de.; PAULA, L. S. de. A Câmara Municipal de Mariana e sua faceta pedagógica (1889-1930). Revista Brasileira de História da Educação, v. 20, n.1, artigo e109, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbhe/a/8r683mvhvNxXBP6F7MBFyfr/?lang=pt>. Acesso em: 25 ago. 2021.2238-0094http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14741Desenhar as ações educativas implementadas pela Câmara Municipal de Mariana nas primeiras décadas republicanas tomando o conceito de município pedagógico delineado por Justino Magalhães é o mote desse artigo, considerando a autonomia e a responsabilidade das câmaras indicadas pela Constituição Federal e de Minas Gerais, ambas de 1891. A documentação do Arquivo Histórico da Câmara Municipal informa sobre a construção e a manutenção de escolas, contratação e pagamento dos professores, a compra e distribuição de materiais didáticos destinados aos alunos pobres. Ficou evidenciada a faceta pedagógica do município de Mariana, visível no cumprimento da lei e em ações no âmbito da intermunicipalidade, por vezes limitada pelos recursos financeiros.pt-BRabertoMunicípio pedagógicoEducação na Primeira RepúblicaInstrução públicaA Câmara Municipal de Mariana e sua faceta pedagógica (1889-1930).Artigo publicado em periodicoO periódico Revista Brasileira de História da Educação permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/313>. Acesso em: 11 mar. 2020.https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e109