Tonini, Adriana MariaSilva, Antonio Marcelo Jackson Ferreira da2014-11-122014-11-122013TONINI, A. M.; SILVA, A. M. J. F. da. Ações afirmativas e democracia contemporânea na educação. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 7, n. 3, p. 97-109, 2013. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/642/294>. Acesso em: 04 set. 2014.1982-7199http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3808O final do século XX e o ingresso no século XXI produziram um modelo de democracia que procura reunir o direito das minorias, garantido pelo sistema de cotas, o entendimento de “escola para todos” como fator crucial para a produção de uma possível igualdade e, por fim, a ação das instituições políticas para melhor organizar os conflitos sociais. É evidente que tais ideias, para se concretizarem, necessitam de fórmulas que devam colocá-las “na prática”, particularmente em virtude de que isso se confronta com todo um sistema cultural produzido ao longo de dois séculos, pelo menos (o sistema político, econômico e social deno¬minado liberalismo). Assim, para dar conta da “escola para todos” não há como não pensar em atrelar o currículo às questões sociais e suas demandas. É preciso, portanto, entender o papel do currículo no processo.pt-BRDemocraciaEducaçãoCurrículoCotasAções afirmativas e democracia contemporânea na educação.Affirmative actions and democracy in contemporary education.Artigo publicado em periodicoA Revista Eletrônica de Educação autoriza o depósito de cópia de artigos dos professores e alunos da UFOP no Repositório Institucional da UFOP. Contato via e-mail em: 04 set. 2014.